segunda-feira, 1 de abril de 2013

As perguntas (chatas) que me fazem

Decidi, depois de ver um dos vídeos recentes do Hank Green, participar do BEDA (Blog Every Day April), que é basicamente um incentivo para fazer uma postagem por dia durante todo o mês de abril.

Parece fácil, mas sei que vai ser difícil decidir sobre o que falar no final do mês.

Por enquanto, eu tenho assunto, e hoje escolhi algo especial.

Todos nós temos aquelas perguntinhas que odiamos, certo? Resolvi fazer uma seleção daquelas que eu detesto ter que responder e que só de ouvir já me dá refluxo.


1. "Por que você não come carne?"

Ouço essa há dois anos, desde que parei de comer carne vermelha
. Pretendo parar de comer carne branca também, mas infelizmente ainda é muito caro e complicado levar uma vida completamente vegetariana no Brasil. E eis o motivo dessa pergunta me dar raiva: eu sou livre para fazer as escolhas que eu quiser. Vejo várias pessoas comentando que não comem jiló ou beterraba e ninguém as questiona. Não preciso explicar por que não quero, por que não gosto, por que não como. Já ouvi essa pergunta demais, e a resposta padrão é: "quero diminuir o número de mortes pelas quais sou responsável"



2. "Você é filha de Adivany?"

Para quem não sabe, Adivany é a minha mãe, e por mais que eu tenha o maior orgulho de ser filha dela, é muuuuito chato ter que responder essa pergunta. Geralmente leva a comentários do tipo "estudei com ela" e eu sou péssima em dar falsos sorrisos... Mas é tudo culpa da nossa semelhança física.



3. "O que é isso branco no seu dente?"

Eu tenho manchas brancas nos meus dois dentes da frente desde que eles nasceram. Quando eles estavam em processo de formação, aconteceu uma falha no esmalte (que é o nome do que dá a cor aos dentes) e eles ficaram com essas manchas. Eu gosto delas, não vejo problema algum em tê-las, mas eu ouço essa pergunta há quase dez anos, e odeio.



4. "Por que você não usa maquiagem?"

Tudo bem que a minha razão para odiar essa perguntar tem a ver com a pergunta número um, mas dá vontade de arrancar meus cabelos quando ouço essa. Sinceramente, eu não me sinto bonita usando maquiagem. A não ser que seja para uma fantasia ou só um toque de batom ou gloss, eu dispenso. Por mais que ninguém possa me obrigar a usar maquiagem, quando me fazem essa pergunta parecem querer que eu faça algo que eu não gosto, e eu me sinto bem "oprimida". Essa pergunta mostra bem como diferir do que é considerado normalidade é, na maior parte das vezes, complicado.



5. "O que você está fazendo aqui?"

Tudo bem, eu confesso, não odeio essa pergunta. Na verdade, até gosto dela. Normalmente, quando me fazem essa pergunta querem me perguntar por que eu estou em um lugar que é tão diferente de mim, e não vejo nada de errado nisso. O problema é que eu gostaria de ter a resposta para essa pergunta, mas não tenho, e isso me deixa um pouco triste. Quem é que não gostaria de saber o que está fazendo numa cidade pequena?


Nenhum comentário:

Postar um comentário