terça-feira, 16 de abril de 2013

Comédias românticas favoritas

Decidi fazer uma lista com meus filmes favoritos e os motivos pelos quais eles são tão bons. Mas, como sou cinéfila, vou fazer por temas. Hoje, para começar, escolhi comédias românticas.

É uma categoria bem difícil para mim, porque gosto de várias comédias românticas, mas a regra para essas listas de favoritos é simples: sete filmes favoritos e, ocasionalmente, um filme bônus.

1. Harry & Sally - Feitos Um Para O Outro

Eu morro de raiva desse título em português, mas relevemos. Esse filme conta a história de Sally Albright (interpretada pela Meg Ryan) e Harry Burns (Billy Crystal), que se conhecem e viajam juntos para Nova York. Através dos anos, eles se reencontram e ficam amigos, mas algo que Harry disse na viagem para Nova York atrapalha qualquer relacionamento dos dois: "homens e mulheres não podem ser amigos. O sexo sempre vai estar lá". O filme foca nos dois lutando com seus próprios sentimentos, tentando entender o que está acontecendo e na evolução da amizade dos dois.



Sou apaixonada por esse filme. Sei as falas, já chorei assistindo... Esse filme é um dos que eu chamo de "filme de conforto": quando estou passando por um tempo difícil, eu ponho esse filme e parece que tudo melhora. Talvez pela "familiaridade" dele, não sei.

A história da amiga da Sally (Carrie Fisher) é uma das partes mais engraçadas do filme, eu sempre morro de rir.

Quando eu era beeeem pequena, com meus cinco ou seis anos, assistia a todos os filmes da Meg Ryan, e amava especialmente os que tinham Tom Hanks no meio. Recomendo todos os filmes da Nora Ephron para quem gosta de comédias românticas, mas esse para mim é o mais especial.

Uma fala inesquecível: "Você parece uma pessoa normal, mas é na verdade o Anjo da Morte", Sally.


2. (500) Dias Com Ela

Nem sei se tenho palavras para descrever meu amor por esse filme. Lembro que aluguei ele por acaso, porque tinha lido alguma coisa sobre o diretor do filme (Marc Webb), e me apaixonei. Esse filme conta a história de Tom Hansen (o lindo Joseph Gordon-Levitt), um cara sentimental e fofinho, que quer um relacionamento sério com a nova secretária da empresa onde trabalha, a Summer (a maravilinda Zooey Deschanel), que surpreendentemente gosta das mesmas coisas que ele. O único problems é que Summer quer o oposto que ele: um romance casual.

Existe um medidor de obsessão para esse filme? Porque eu tenho anotados os dias e o que acontece em cada dia. Pois é.

O mais legal desse filme é que, como o título já diz, são 500 dias. E, durante o filme, o diretor vem e volta nesses dias, mas sempre mostrando uma tela com o número do dia, assim:




É legal observar que, conforme o tempo passa, a tela dos dias passa também. As estações mudam, as folhas da árvore caem, e o que era tão bonito e colorido perde completamente a cor.

Ah, e sabe aquele meme: expectativas/realidade? Pois é, surgiu por causa desse filme.



Acho que esse filme tem uma "moral": que os românticos desesperados sempre vão se apaixonar por pessoas que não são capazes de dar a eles o que precisam.


3. Sabrina


Esse é um pouco velhinho, de 1954. Um dos primeiros filmes da Audrey Hepburn, que vive a protagonista Sabrina, ele conta com as atuações de Humphrey Bogart e William Holden. E sim, tem um remake, mas eu odeio (a única parte boa dessa versão nova é o Harrison Ford).



O filme conta a história de uma garota, filha do chofer, que é apaixonada pelo filho mais novo do patrão (Holden). Quando ela volta de viagem, mudada e com mais cara de mulher adulta, e pensa que talvez possa ter uma chance com ele, ele demonstra interesse mas, a partir do momento que o dinheiro da família entra em jogo, tudo dificulta um romance entre os dois (inclusive o irmão mais velho).

Bom, esse foi o filme que me ensinou a quebrar ovo. Sério. Eu era um desastre. Quando a Sabrina está em Paris, num curso de culinária, o professor diz que "está tudo no pulso". E funciona.

Filmado em preto e branco, tem um charme e uma fofura que eu achei maravilhosos, e o Humphrey Bogart só melhora esse filme tão fofo.


4. Escrito nas estrelas

Prefiro o nome em inglês, Serendipity, pela noção de "Destino", mas até gosto dele em português. Esse filme é a história de Jonathan Trager (John Cusack) e Sara Tomas (Kate Beckinsale), que se cruzam numa loja pegando o mesmo par de luvas. Depois que ele diz "fique com elas", Sara se oferece para pagar um sorvete para ele no Serendipity 3 (um restaurante liiiiiiiindo em Nova York), e a conexão é instantânea. Mas os dois estão namorando, e Sara diz que é culpa do destino, que não é para eles ficarem juntos naquele momento. Então ela sugere que ele escreva o número dele numa nota de cinco dólares, e escreve o seu numa cópia de Amor Nos Tempos do Cólera. O combinado é que, se eles encontrarem o número um do outro, é para eles ficarem juntos.



Eu gosto porque acredito muito em destino. Não sei bem como explicar meus motivos para gostar do filme sem estragar a história, mas vou dizer que é muito bonito, tanto visualmente quanto "psicologicamente". Vale a vista.

5. Vestida Para Casar

Ah, esse filme. Ah, James Marsden.

Jane (Katherine Heighl) é a madrinha de casamento de TODOS os casamentos possíveis, apaixonada pelo chefe. Mas a sua irmã chega na cidade, rouba o coração do chefe e, quando eles vão se casar, ela tem lidar com os próprios sentimentos e ser, ao mesmo tempo, a madrinha de casamento perfeita. Mas Kevin/Malcom (James Marsden), o jornalista de casamentos, não vai deixar ser tão fácil.



Sou fã da cena de Benny & The Jets e acho esse filme muito bom principalmente porque mostra como podemos nos enganar com relação a sentimentos. E como a vida nem sempre é o que planejamos.


6. Imagine Eu e Você

Uma florista. Um casamento. Uma noiva confusa. Esse é, basicamente, o enredo desse filme maravilhoso. As protagonistas são a Piper Perabo e a Lena Headley (fãs de Game Of Thrones?) e, de acordo com a Wikipédia, "retrata a história de uma noiva que se apaixona no seu casamento, mas não pelo noivo".

Eu sempre fico meio sem ar depois de ver esse filme. É muito bonito e mostra que nem sempre as pessoas entendem a próprica sexualidade e orientação sexual.

Esse filme é um filme sobre auto-conhecimento e crescimento. Muito bom.

Frase inesquecível: "You're a wanker, number nine!"



7. Ressaca de Amor

Esse filme tinha tudo para me conquistar mesmo. Jason Segel, Kristen Bell, Russell Brand e Mila Kunis no elenco principal, uma história super hilária e um pouquinho de romance.



Peter (Segel) fica arrasado com o fim de seu namoro com a estrela de TV Sarah (Bell) e, para tentar esquecer a tristeza, decide tirar umas férias no Havaí. Mas quando ele chega lá descobre que a ex está hospedada no mesmo hotel que ele. Para piorar, ela levou junto o novo namorado.

Então começa um joguinho de ciúmes, e ele vai descobrindo a si mesmo durante essas férias que eram para simplesmente esquecer a ex-namorada.

E ah, como eu amo o Jason Segel!


Filme bônus: Letra & Música

Está aqui, no bônus, porque eu amo o Hugh Grant e por culpa de Pop! Goes My Heart. Vejam:


Nenhum comentário:

Postar um comentário