quinta-feira, 4 de abril de 2013

Haikus

Pela definição da Wikipédia Brasil, Haikai é "uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade" e têm, geralmente, três linhas. São poemas pequenos, mas capazes de dizer muito.

E, honestamente, são ótimas "metáforas". Quantas vezes não nos embolamos todos tentando dizer palavras ou frases grandes, que passem o que estamos sentindo, quando poderíamos dizer apenas algo pequenino? As coisas mais simples na vida são sempre as mais bonitas, as que ficam mais na memória. Como um pequeno Haikai (ou Haiku).

Escolhi alguns de outros autores e alguns meus para postar aqui. Espero que gostem!


Histórias de algumas vidas
Noite. Um silvo no ar,
Ninguém na estação. E o trem
passa sem parar.
(Guilherme de Almeida)


       Deus dá a todos uma estrela.
       Uns fazem da estrela um sol.
       Outros nem conseguem vê-la.
       (Helena Kolody)


E eis uma das minhas tentativas de Haiku:

Não precisava da luz contra minhas cortinas
O dia não me importava
se à noite tinha seu corpo contra o meu


Nenhum comentário:

Postar um comentário