domingo, 21 de abril de 2013

O universo cuida de todos os seus pássaros




Se tivesse que definir Extraordinário, da R.J. Palacio, em uma palavra, seria bobinho.

Esperava mais, bem mais do livro. A narrativa é bem legal, alternando entre as pessoas que realmente gostam do protagonista (o August, que tem o rosto deformado), mas o conteúdo do livro deixa muito a desejar.

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Minha primeira crítica é com relação às menções a Star Wars. Não me levem a mal, sou apaixonada por Star Wars, mas tudo demais enjoa. Perdi a conta de quantas vezes algum dos filmes é mencionado, e ficou chato, repetitivo e sem noção.

Ainda no tópico de Star Wars, achei extremamente preconceituoso o August querer ser conhecido por algo sem ser SW. Qual é o problema em ser nerd? E por que ele tinha que se livrar da trancinha de Padawan? Na parte em que ele tira o pôster dele de “O Império Contra Ataca”, não pude deixar de lembrar de Every Day, do David Levithan, em que A fala que a Rhiannon mantinha seu quarto uma mistura de sua infância e sua adolescência. Não vejo problema algum em manter um pôster de algo que você gostava quando era mais novo. É só acrescentar algum pôster mais recente!

Fora isso, achei algumas partes muito forçadas para existir um “final feliz”. E não entendi muito bem o propósito do livro. Mostrar que somos todos iguais, independente de nossos rostos?

Podia ser melhor, mas ainda assim é uma leitura legal. Com uma narrativa fácil, mostra que devemos rir de nós mesmos sempre que possível, e que as pessoas nos surpreendem.

Só não esperem uma leitura cabeça e super construtiva, ok?

Ah, e numa escala de A Ameaça Fantasma a O Retorno de Jedi, quão legal é o Justin?

E sim, meu favorito é o sexto episódio. Por quê? Ewoks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário