quarta-feira, 10 de abril de 2013

Quatro ou cinco anos

Estou relendo um dos meus livros favoritos, A Million Little Pieces (que foi traduzido com Um Milhão de Pedacinhos). Acho que reler um favorito é sempre bom, ainda mais depois de quase quatro anos sem lê-lo, e por isso decidi relê-lo.

O livro, escrito por James Frey (uma das metades do Pittacus Lore), conta a história de seus seis meses na reabilitação. A narração é super rápida e não existe nenhuma marca de diálogo ou sinalização de parágrafo, e ele também gosta de usar maiúsculas em lugares Aleatórios (Margo Roth feelings). Ah! E a capa dele é linda:





Na reabilitação, James precisa enfrentar a si mesmo e tentar lembrar o que aconteceu antes da internação, além de lidar com outras pessoas na mesma situação que ele.

São tantas passagens memoráveis... A épica cirurgia de canal sem anestesia, as discussões com o Roy... Mas ainda acho que a passagem mais bizarra (e a melhor) é na qual ele caracteriza os outros homens da sua ala, e você percebe que qualquer um poderia estar ali. O vício é algo que afeta a qualquer um que se permita ir por esse caminho, e James explicita muito bem isso.

Li algumas críticas, e uma delas me chamou a atenção por ser extremamente verdade: a sensação que temos quando lemos esse livro é a de estar prendendo a respiração e, na última página, finalmente soltar o ar.

Alívio.


Prometo contar mais da minha (re)leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário