quarta-feira, 17 de abril de 2013

Transfobia

Essa vai ser, provavelmente, uma das postagens mais difíceis daqui do blog. Em primeiro lugar, porque as pessoas simplesmente esquecem que existem transsexuais no mundo. Segundo, porque pouquíssimas se informam sobre o assunto. Mas eu quero mudar isso.

Antes de mais nada, eis a imagem que vai ser a base de toda essa postagem:

Cartaz do Dia Nacional da Visibilidade Trans*
Deixe-me explicar ponto por ponto.

Gênero diz respeito àquele gênero com o qual se identifica. Às vezes uma pessoa nasce com genitais femininos, mas se identifica como do gênero masculino. Essa é a definição mais básica de transgênero: uma pessoa que nasceu com os genitais do gênero oposto.

A parte da orientação sexual está basicamente dizendo que você é quem se define. Você pode muito bem ter genitais femininos e se identificar como gay. 

Acontece que a sexualidade humana é muito fluida. Humanos são seres confusos, e a sociedade adora um rótulo. Então, toda vez que vê um homem vestido com roupas que são, tecnicamente, "de mulher", chama de traveco. O nome disso é crossdressing, e não tem absolutamente NADA a ver com orientação sexual ou gênero. Imagina se toda vez que uma menina vestisse uma calça chamassem ela de homem? É basicamente isso que se faz. A roupa que o cara escolheu foi escolhida assim porque era o que ele queria vestir, não necessariamente porque ele sente que é uma mulher.

Muuuuuuuita gente ainda torce o nariz quando vê alguém que nasceu "homem" se comportando como "mulher" e isso é uma daquelas coisas superultramegapower erradas na sociedade.

Meu conselho para não existir ódio, para quem não se sente "confortável" com as pessoas trans*, é simplesmente calar a boca. Não machuca, não arranca pedaço e é mais produtivo. 

E é também um ótimo conselho para tudo relacionado a gênero e sexualidade. Se a vida é da pessoa, ela que seja quem ela acha que é. Simples assim. Você não tem NADA a ver com isso.

O que significa *?

Ok, isso é um pouquinho confuso. Esse asterisco que sempre acompanha a palavra trans* é, na verdade, o chamado termo guarda-chuva. Como a abreviação trans pode significar várias coisas (transsexualismo, transgênero, travesti), criaram esse termo para englobar qualquer um deles “embaixo do guarda-chuva”.
 
De acordo com o site transfeminismo.com: "Daí a ideia do guarda-chuva. Além disso, o termo também pode incluir pessoas trans* que se identificam  dentro e/ou fora do sistema normativo binário de gênero, ou seja, da ideia normativa que temos de “masculino” e “feminino” que forma um binário."

Eduque-se

Separei alguns links super úteis para quem quiser saber mais sobre o assunto, se educar, entender.

Esse vídeo do Hank pro vlogbrothers é incrível. Ele explica bem detalhadamente, estabelece a diferença entre sexo e gênero, e eu sou apaixonada por esse vídeo.

Já a Laci explica de uma forma mais simplificada, melhor de entender. E também é ótimo para entender como a transfobia começa: no momento em que saímos do útero.

Recomendo ler o blog transfeminismo, porque é bem educativo e te dá uma ideia de como é a mente de quem achava que seria homem, mas descobriu que era mulher.

O site de quadrinhos do Laerte também é cheio de tirinhas trans* e inclusivas, muito boas para refletir e entender. Visitem: manual do minotauro.

Uma das tirinhas do Laerte




Sugiro ver dois filmes, um deles que eu jamais cansarei de ver.

Meninos Não Choram

Esse filme, de 1999, é bizarro por ser baseado em uma história real.

Baseado na história real de Teena Brandon, Boys Don't Cry relata a juventude de uma jovem garota que decide assumir sua transexualidade, mas para fugir do preconceito e negação da sociedade adota nova identidade, transformando-se no garoto Brandon. Do meio dos Estados Unidos, surge um ser com uma vida dupla extraordinária, um triângulo amoroso complicado e um crime que abalaria o interior do país.

Meninos Não Choram explora as contradições da identidade e juventude americana através da vida e da morte de Brandon Teena. Através de um caos de desejo e assassinato, surge a história de um jovem americano à procura do amor, de si mesmo e de um lugar para chamar de lar.

Preparem os lenços, porque o choro é certo.

Eis o trailer:


Laurence Anyways

Não posso falar muito desse filme, porque é do Xavier Dolan e eu sou MUITO fã dele, mas o filme é incrível. Conta a história de Laurence, que está em um relacionamento com Fred, uma mulher, e decide que não quer mais mentir para si mesmo, quer ser quem realmente é: uma mulher. O filme acompanha a difícil e dolorosa caminhada para ser você mesmo, mas que no final é extremamente recompensadora.

Cheio de metáforas como qualquer filme do Dolan, um dos melhores filmes que já vi.


É isso. Espero que tenha sido educativo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário