sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O Circo Voador de Monty Python

Meus amigos vêm tentando me viciar em um certo canal do youtube chamado JovemNerd há um bom tempo, e eu era completamente capaz de dizer que não curtia eles. Era porque eles fazem cada vez mais vlogs que tratam de assuntos que eu amo.

O mais recente é sobre John Hughes, meu diretor favorito, então CORRAM para ver no youtube deles. Mas o que realmente fez com que eu me apaixonasse foi o vídeo que foi intitulado "Monty Python e X-Men" (vejam, só... ok?).

Eu sou MUITO fã da trupe de Monty Python, então não tem nem como ser neutra nessa postagem, Fiquem avisados que vai ter muito fangirlismo.

Mas então. Monty Python é o nome de um grupo de amigos que se juntou para ver comédia. Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Terry Gilliam e Terry Jones se juntaram e criaram um piloto de uma série de comédia "surreal" e completamente nonsense (vulgo Monty Python's Flying Circus). Juntando as animações de Terry Gilliam com o humor ácido (e inteligente) do resto do grupo, a série ficou no ar por pouco tempo, mas a influência deles na comédia é comparada à influência dos Beatles na música.




O grupo se travestia, se sacaneava, sem a menor noção de dignidade e de quanto era "muito". Na ocasião da morte de Graham, fizeram piadas com isso e tudo.

Mas Monty Python foi além da série. Juntando alguns esquetes sobre a vida e a morte, montaram o filme Monty Python e a Origem da Vida. Contaram a história do "vizinho de manjedoura" de Jesus em A Vida de Brian. Mas o meu favorito é aquele mais nonsense e absurdo da face da Terra, Monty Python e o Cálice Sagrado, que conta a história da busca pelo Cálice Sagrado de uma forma tão WTF? que é hilário.

"É só um arranhão"

Eu cito esse filme mais do que seria apropriado.

O que mais me impressiona na comédia louca dos Pythons é que eles não precisavam fazer comédia com os oprimidos! Gastavam o tempo e o dinheiro deles ocupados com piadas inteligentes e ácidas que faziam piada com os opressores. Genial, do tipo que deve ser apreciada.

Já que mencionei os Beatles lá em cima, vale falar que eles eram super amigos dos Beatles. Criaram um quadro chamado The Rutles (antes do Flying Circus), em que basicamente fingiam ser a banda.


Aliás, nos créditos de A Vida de Brian, George Harrison aparece como produtor executivo. Sem ele, muito do que Monty Python fez não teria sido feito, porque os Pythons tinham a comédia, mas não o dinheiro.

George era muuuuuuito amigo de Eric Idle (meu Beatle favorito e meu Python favorito haha). Eric inclusive narrou as mini biografias que foram ao ar durante o evento do Grammy em homenagem aos Beatles.

Olivia, George, Eric e Terry


Oi, esse post não era sobre os Beatles? Haha

O termo "Pythonesque" (pythonesco) entrou no dicionário britânico devido à forte influência do grupo. Eles estão se reunindo esse ano, para algumas apresentações em Londres.

Se você quer conhecer mais essa trupe linda e mágica, eis o que eu sugiro que faça: veja os filmes primeiro, depois procure as esquetes (se eu não me engano, eles fizeram um filme que é uma compilação de esquetes, mas muitas delas estão disponíveis legendadas no youtube). Depois disso, veja o documentário (é apaixonante) sobre Monty Python, intitulado Almost The Truth (Quase A Verdade). Mais recentemente, eles fizeram um filme completamente animado, contando a vida de Graham Chapman, vale ver também, mas só depois de estar familiarizado com o grupo. O nome desse filme é A Liar's Autobiography (A Auto-biografia de um Mentiroso).

Existe uma tonelada de livros sobre Monty Python que também deve ser levada em conta.

Agora, para algo completamente diferente, deixo vocês com uma musiquinha que vai grudar na cabeça de todo mundo.


Um comentário:

  1. The Rutles foi criado DEPOIS de Monty Python's Flying Circus, e apenas pelo Eric Idle e não tem nada a ver com os outros membros do grupo.

    ResponderExcluir