sexta-feira, 2 de maio de 2014

Star Wars para principiantes

Domingo, para quem não sabe, é 4 de maio. Em inglês, May the 4th. Por causa do trocadilho da língua (May the fourth, may the force hahaha), virou o Star Wars Day. Não que nós, fãs da série, precisemos de um dia para exprimir nosso amor, mas...

Por causa disso, eu decidi ajudar você, amiguinhx que quer ver os filmes mas não sabe por onde começar, ou conhece amigos que gostam e quer entender. Segue uma lista de coisas que você precisa saber antes de ver Star Wars.

Cronologia

Não sei se todos sabem, mas Star Wars foi feito de uma forma meio bizarra. Originalmente, George Lucas tinha um contrato para três filmes, então decidiu fazer os três que apresentavam as storylines mais importantes. 

Então, em 1977, ele lançou o primeiro, que é o quarto filme, o Uma Nova Esperança. Confuso? Vamos lá. 

Os primeiros filmes lançados foram quatro, cinco e seis, justamente porque têm as histórias mais importantes, mais ação e efeitos. Também foram lançados nessa ordem para não estragar o suspense de quem era o Darth Vader.

Acontece que, anos mais tarde, George Lucas lançou o que seriam os primeiros filmes, contando a origem do Darth Vader e mostrando um pouco mais do Lado Negro da Força.

Se nos primeiros filmes, o que se via eram Yoda como um boneco, pessoas vestidas de Chewbacca, R2-D2 e C-3PO, nos mais recentes o que é visto são muuuuuuuuitos efeitos especiais, quase toscos, o que gerou muita discórdia entre os fãs.

Mas enfim...

Se você quiser ver os filmes por ordem de acontecimento, veja na ordem I, II, III, IV, V e VI. Se preferir ver na ordem de lançamento, veja IV, V, VI, I, II, III.


Informações úteis

Nunca diga que os filmes novos são melhores do que os antigos perto de um fã de Star Wars. O fato é que, por mais que muitos de nós amemos os filmes novos, os antigos são geralmente os favoritos, justamente por terem tecnologia limitada e serem o primeiro contato que temos com Han Solo, Chewbacca, Leia, R2-D2, C-3PO e Luke, para citar alguns.

Aliás, aqui vai uma figura para te ajudar:

Prontos?
1. Darth Vader
2. Obi Wan Kenobi (nos filmes novos, ele é o Ewan McGregor)
3. R2-D2
4. C-3PO
5. Yoda
6. Darth Sidious (ugh, que medo)
7. Qui-Gon Jinn
8. Padmé Amidala (mamãe da Leia)
9. Jar Jar Binks (que fala engraçado)
10. Luke Skywalker
11. Princesa Leia Organa (LEIA COM I)
12. Han Solo (capitão da Millenium Falcon)
13. Chewbacca (arrrgwaaah)
14. Count Dooku
15. Boba Fett (clone do Jango Fett)
16. Lando Calrissian (meu bebê, shh)
17. Jabba The Hut (fala engraçado e dá medo)
18. Mace Windu

Qualquer dúvida, o site oficial de Star Wars tem uma enciclopédia lindinha com os nomes dos personagens. 

Ainda falando de informações úteis, é importante levar em conta qual versão do filme você vai ver. O blu-ray? A versão mais nova dos dvds? Vai baixar? Alugar? Tenha em mente que existe, sim, diferença entre um e outro. 

A cena do "Yub Nub", a música festiva dos Ewoks, não está presente em alguns dvds, e a cena mais polêmica de Star Wars virou polêmica devido à inconsistência de um dvd para outro.

Originalmente, na cena da Cantina, o Han Solo atirava primeiro, e o Greedo não tinha nem chance de reagir. Depois disso, George Lucas (sabe-se lá por quê) decidiu que o Greedo ia atirar primeiro, e o tiro do Han Solo seria apenas uma forma de reagir. Então, fica a dica: pesquise bem a sua edição e NUNCA DIGA QUE O GREEDO ATIROU PRIMEIRO, porque não atirou.

Acho que é isso. O resto, você aprende vendo os filmes. Agora é só relaxar, fazer um balde de pipoca e preparar os sabres de luz para as longas horas de filme. Se você for eu, vai chorar em quase todos eles (shh) mas, do contrário, vai adorar.

Bom filme! E que a Força esteja com você!

"Na verdade, eu nunca vi Star Wars"
"Ela nunca viu Star Wars? Ted, as únicas pessoas que não viram Star Wars são os personagens em Star Wars! E isso é porque eles viveram aquilo, Ted! Eles viveram Star Wars!

Nenhum comentário:

Postar um comentário