domingo, 8 de fevereiro de 2015

Versos favoritos

Quem nunca se apaixonou por uma passagem de livro ou por um verso de música ou poesia, certo?

Às vezes, basta um pedacinho da obra para fazer com que ela seja especial. A postagem de hoje é uma compilação de alguns dos versos de poesias que mais me emocionaram, ou que têm algum significado especial para mim.





"Não com uma explosão, mas com um suspiro"

Esse verso é da poesia "Os Homens Ocos", de T. S. Eliot (por sinal, meu poeta favorito), e é antecedido por "Assim expira o mundo". O poema todo é lindíssimo, mas esse verso, o último, deixa seu coração acelerado e é uma forma sensacional de finalização. 

Ele está disponível inteiro no site O Poema, que tem também outros trabalhos de Eliot, inclusive "A Canção de Amor de J Alfred Prufrock", o meu favorito dele.


T. S. Eliot

"eu levo o seu coração (eu o levo no meu coração)"

e. e. cummings escrevia de maneira considerada revolucionária, e seu estilo era bem maluco, mas ótimo. Algumas de suas poesias são lindas, mas "Eu levo seu coração comigo" é a minha favorita. Não sei exatamente o que ela tem de tão especial, mas poesia é meio assim, difícil de explicar.

Esse verso, lindo como é, resume a poesia inteira, que parece um abraço em forma de poesia.
 

 
e. e. cummings





"Enche, pois, de palavras minha loucura"

A primeira vez que eu ouvi um poema de Lorca foi durante um filme que conta a história dele e de Salvador Dalí, e foi uma experiência praticamente espiritual. Eu fiquei extremamente movida pela poesia dele, e chorei feito um bebê. Quando comprei a antologia poética dele, me deparei com "O Poeta Pede Ao Seu Amor Que Lhe Escreva", que me tirou o fôlego e que eu fiz questão de decorar de tão maravilhoso que é. Esse verso, para mim, é uma ótima forma de caracterizar o amor, a paixão, e é uma das coisas mais bonitas que já li.

Ele também está lá no O Poema, e eu recomendo ler "Ode A Salvador Dalí", que também é lindíssimo.



"você é a última dos moicanos no pacote"

Eu adoro o Gregorio Duvivier. Como comediante, como ator, como autor. Esse verso é de um dos poemas do segundo livro de poesias dele, o "ligue os pontos". O estilo do poema é bem diferente, bem original, e é romântico de uma forma menos dramática do que os poemas de amor geralmente são. Ele é uma gracinha, assim como o livro todo.

Gregorio Duvivier

"hipsters com cabeça de anjo ansiando pelo antigo contato"

"Uivo", de Allen Ginsberg, foi proibido, considerado pornográfico e incompreensível e criticado, é polêmico e já inspirou até filme (com James Franco na sua melhor atuação, sinceramente, ele está sensacional). Mas ele é bonito, sincero, e tem um ritmo que faz com que ele seja absurdamente gostoso de ouvir declamado (se vocês estiverem no youtube, procurem o próprio autor lendo, e depois comparem com a versão lida no filme, e vão se assustar com como Franco se esforçou para sua entonação ficar parecida com a de Ginsberg).

Meu verso favorito dele só serve em inglês, é o "starving hysterical naked", por ser delicioso de escutar, mas esse dos hipsters é meu segundo favorito, e igualmente lindo.

Allen Ginsberg

"Porque assim como os dias, eu queimo nas duas pontas e toda vez que eu escrevo, toda vez que eu abro meus olhos eu estou cortando uma parte de mim para dar a você."


Esse é o verso mais inusitado dessa lista, por não fazer parte da poesia escrita, e sim da chamada slam poetry, uma forma de poesia que é estritamente proclamada. Ele faz parte de "Shake The Dust", ou "Sacuda a Poeira", do Anis Mojgani.

Eu sou apaixonada por essa poesia, procurei a transcrição dela e traduzi inteira, porque acho belíssima e sincera e me emociona demais. É muito difícil eu escutá-la sem chorar.

"Estancamento no escuro"

Por fim, um verso de uma das poesias mais maravilhosas do mundo todo, principalmente porque leva meu nome. Haha. Ele começa "Ariel", da Sylvia Plath, uma poesia que eu acharia linda mesmo que não me lembrasse de mim mesma.

Também dá para conferir ele inteirinho lá no site O Poema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário