sábado, 22 de agosto de 2015

Por que eu escrevo?

Me indicaram um post da Sofia Soter, da revista (maravilhosa) Capitolina, de uma série de respostas a perguntas relacionadas à escrita, e eu precisava respondê-las também.



O que eu ando escrevendo?

Eu escrevo parada mesmo (ba dum tss). Brincadeiras à parte, eu comprei aquele livro "642 Things To Write About", e ele é sensacional. Eu passei por um bloqueio enorme, causado pela faculdade, e agora estou voltando a escrever regularmente, então sempre corro para ele para buscar inspiração. Fora isso, estou preparando uma coluna nova aqui pro blog e tentando pela milésima vez escrever um livro cuja ideia não sai da minha cabeça.

Como minha escrita se diferencia de outras no gênero?

Eu não sei. Essa pergunta é bem complicada. Acho que, por mais semelhante que as escritas sejam, ninguém nunca vai escrever igual, né? Cada um é seu cada um, todos nós temos algo de diferente das outras pessoas, e isso acaba refletindo no nosso trabalho criativo.

Por que eu escrevo?

Seria mais fácil me perguntar por que eu respiro. NOSSA, ISSO FOI MUITO CLICHÊ, mas é verdade. Eu não consigo imaginar minha vida se eu não escrevesse. A escrita é minha válvula de escape, é por onde escoa toda a minha criatividade e, depois de abraços, é o que eu faço de melhor.

Como eu escrevo?

Eu uso tudo, desde o LibreOffice até o guardanapo amassado na mesa de bar. Para mim, qualquer lugar serve. Eu mantenho diários desde que aprendi a ler, e tenho o hábito forte de escrever sobre meus dias e minhas dúvidas. Gosto de sempre carregar um caderno comigo, para o caso da inspiração bater, mas algumas coisas só consigo elaborar sentada na frente de um computador com o editor de texto aberto. Depende do que eu vou escrever, na verdade. Geralmente, eu gosto de música tocando enquanto escrevo.

Como eu supero bloqueios criativos?

Buscando inspiração. Falei do livro lindo lá em cima, e tenho usado muito ele em crises criativas. Fora isso, eu aprendi a abraçar esses bloqueios, e aproveitá-los para observar o mundo ao meu redor e guardar qualquer coisinha que possa me servir no futuro. Também descobri que ajuda se eu for procurar outras coisas para fazer, como ouvir música ou ver tv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário