sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Visibilidade para quem?

Estamos na Semana da Visibilidade Lésbica, mas você provavelmente não sabia disso. O motivo é bem simples: assim como na maioria das coisas, o  movimento LGBTQ+ é dominado por homens. Não estou inventando isso. Normalmente, os homens gays têm mais espaço dentro do movimento do que @s trans* ou as lésbicas (isso sem nem falar nos assexuais).

No facebook, por exemplo, são poucos os gays que manifestaram apoio à semana, enquanto as lésbicas sempre mostram se importar com as questões dos homens gays.

A Semana da Visibilidade Lésbica é de extrema importância, e tenho visto pouco sendo falado sobre ela, por isso a minha necessidade de postar aqui sobre isso. Além disso, como feminista eu defendo muito a causa.

O dia da Visibilidade Lésbica é amanhã, dia 29 de agosto. A data foi instituída por ativistas por conta da data do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas, o SENALE, em 1996.

Ao pesquisar a palavra "lésbica" no google, os primeiros resultados são links para vídeos pornôs. Chega a dar uma raivinha no coração, uma vontade de sacudir os moços hétero e dizer que as lésbicas não estão aí no mundo para dar prazer a eles, e que aquilo ali que eles estão vendo é tudo mentirinha.

Também acho importante desmistificar que lésbica é durona, que casais lésbicos têm que ter uma "mulher mais machona e uma mais mulherzinha". O que faz uma mulher ser homossexual é ela se sentir atraída por mulheres, não o tipo de roupa ou o corte de cabelo dela. E nenhum casal tem que seguir nenhum tipo de "modelo": as pessoas se apaixonam por quem se apaixonam, e ponto. Às vezes, acontece de ser uma mulher que segue mais o que é socialmente definido como feminino e outra não.

Foto de Sabrina Lee



Estou esquecendo de milhares de pontos que eu gostaria de tocar aqui nesse post, e peço desculpas por isso. Não queria deixar a data passar em branco e achei extremamente importante lembrar dessas questões. Às amigas lésbicas, que vocês consigam mais espaço dentro do movimento LGBTQ+, que os homens parem de vê-las apenas como uma forma de suprir fantasias sexuais, que vocês conquistem cada vez mais respeito e visibilidade e que ano que vem eu veja todo o meu facebook lembrando da existência - e da luta - de vocês. ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário