quarta-feira, 30 de setembro de 2015

with a little help from my friends #2 - Vinícius Spanghero


Hoje foi a vez do Vinícius Spanghero trocar playlist comigo. Já digo que fiquei maravilhada com a playlist dele e algumas já viraram favoritas. E, como ele perguntou, vai a resposta: eu danço em qualquer lugar, mas principalmente na cozinha.

Playlist de Vinícius para mim:


1. Freakshow - The Gothic Archies
Com esse projeto paralelo, o Stephin Merritt compôs uma música para cada livro de Desventuras em Série. Essa, no caso, é do 9º volume e acho que é um bom incentivo pra que você retome a leitura (2016 tá batendo aí com a série do Netflix, afinal de contas). Ouça em um cemitério, se possível.


2. Love Shack - The B-52s

Uma música que eu estou ouvindo bastante atualmente, além de ser uma perfeição pop é absurdamente divertida de se dançar em festas e reuniões de família.

3. Who - David Byrne & St. Vincent
Duas pessoas fodas decidem lançar um álbum juntas e o resultado não é parecido com a música de nenhuma das duas, mas uma coisa nova e sensacional. Sempre me imagino dançando no calçadão com essa música. Onde você dança?


4. Colossal Youth - Young Marble Giants
Young Marble Giants é a minha mais recente paixão musical. Todas as músicas são delicadas, quase que silenciosas, mas tão intensas quanto o punk dos Sex Pistols. Perfeito pra ouvir no escuro.








5. Common People - Pulp
Essa música me remete um pouco aquele sentimento clariciano de sentir saudades de algo que não vivi, porque me enche de uma nostalgia dos anos 90 mas com a idade que eu teria hoje. Wibbly-wobbly.


6. Trying - Bully
Essa banda eu conheci hoje, então achei relevante colocar aqui. O som é legal e a menina que canta tem um cabelo bacana. Ótima para se conhecer hoje ou ontem ou algum outro dia.


7. Do You Realize?? - The Flaming Lips
Por fim, a música que eu acho que é o mais próximo que o ser humano chegou de representar a sensação de se ascender, pós-vida, a um outro plano existencial. Talvez toque no meu velório (essa ou uma faixa da trilha sonora de Evangelion). Por favor, vá no meu velório, vai ter bolinha de queijo.


Minha playlist pra Vinícius:
 Eu queria músicas legais que ele gostasse, baseado no que eu conheço do (ótimo) gosto musical dele, e músicas importantes para mim.

1. Feist - I Feel It All
Essa música é uma das coisas mais adoravelmente melancólicas que eu já ouvi. A Feist tem uma voz muito gostosa de ouvir, e é muito fácil se identificar com as letras dela. “I Feel It All” é uma das minhas favoritas, e não sai da minha cabeça há dias.

2. Monty Python – Medical Love Song
Eu sou louca pelas músicas dos Python (ou qualquer coisa que eles façam, na verdade), e não podia deixá-los de fora dessa lista. Apesar de amar muitas outras faixas do “Monty Python Sings”, eu acho essa GENIAL. Eles usaram o conhecimento de Medicina do Graham Chapman e fizeram uma pseudo música de amor que lista várias DSTs. É sensacional. E uma curiosidade: Eric Idle, que a escreveu junto com Graham, só encontrou a gravação depois da morte dele, e ele conta que chorou muito quando chegou na parte que canta: “I left my body to science/but I'm afraid they've turned it down”.

3. Broken Social Scene – Lover's Spit
Uma das minhas favoritas na vida. Ela dá uma sensação de paz enorme, e eu perdi as contas de quantas vezes fui dormindo ouvindo o cd só para chegar nessa e eu dormir tranquila. A letra é lindíssima, e ela é uma das melhores coisas que eu já ouvi.

4. Cícero – Terminal Alvorada
O cd novo do Cícero acabou ganhando um espaço muito enorme no meu coração, e entrou para a lista daqueles indispensáveis. Eu fui ao show dele em junho, e essa é a última música. Eu adoro ela porque ela trata dessa coisa de encontrar as pessoas na rua, de falar rápido, de se afastar, de despedidas... Quando eu fui montar a playlist, pensei em te indicar ela principalmente porque quando a greve deixa, você fica entre dois lugares, né? E ela é linda demais!



5. Yann Tiersen – La Valse D'Amélie
Eu costumo dizer que “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” me persegue. É absurdo. Eu posso passar um ano sem ver o filme (o que acho que nunca aconteceu) que ele me acha. Já encontrei grafites dela, já entrei numa biblioteca e um moço começou a tocar o tema dela, já sonhei com... Isso sem falar nas postagens que aparecem em momentos muito propícios no meu facebook. Enfim, eu coloquei ela aqui porque eu já aceitei que é a música da minha vida, e eu não tenho como escapar de Amélie Poulain.

6. Ben Folds – Sentimental Guy
De primeira, eu pensei em colocar alguma do 8in8, o projeto da Amanda Palmer com o Ben Folds, simplesmente porque eu PRECISAVA ter Ben Folds aqui. Mas o 8in8 não faz jus à genialidade dele. Eu sou apaixonada de uma forma absurda por esse homem e, se um dia eu casar, é ele que vai estar lá, tocando para mim (queira ele ou não). Apesar de “Sentimental Guy” não ser a minha favorita dele, a letra é maravilhosa, eu queria ter escrito, e ele toca um piano absurdo.

7. Placebo e David Bowie – Without You I'm Nothing
Então, eu sei que você ama David Bowie, mas não tinha certeza se conhecia essa música. Na verdade, eu sou fã de Placebo há mais tempo do que do Bowie, mas quando conheci essa eu já era louca por ele e eu soube que ela viraria uma das músicas mais incríveis do mundo para mim. Ela mexe muito comigo, e eu acho maravilhosas as vozes do Brian e do David juntas, e é um musicão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário