terça-feira, 27 de outubro de 2015

O melhor (e pior) fandom

Nesses meus vinte anos, fiz parte de vários fandoms diferentes: Jonas Brothers, Doctor Who... Mas o que fez parte de mim, de verdade, foi o de Glee.



Comecei a assistir Glee na estreia na Fox Brasil. Minha mãe me disse que ia estrear uma série musical, que parecia comigo, e eu vi a pré-estreia e gostei. Marquei num calendário a data da estreia e assisti toda a primeira temporada na tv.

Quando a segunda temporada ia começar, decidi passar a ver online, e foi mais ou menos por aí que comecei a fazer parte da comunidade no Orkut e, mais tarde, fui pro facebook.


Glee teve um papel muito importante na minha vida, muito além de ser só a minha série favorita (até quando eu odiava). Muitos dos amigos que fiz por causa da série dizem que ela os salvou, e eu assino embaixo. A série me fez ter orgulho de quem eu sempre fui, me deu vontade de perseguir meus sonhos, me trouxe novos amigos.


Sempre digo que sou uma mistura de Kurt Hummel e Blaine Anderson, e era muito inusitado para mim me identificar com personagens de uma série de tv. Nunca tinha acontecido, e eu chorei várias vezes porque eles diziam algo que me tocava muito, que era exatamente o que eu estava sentindo e eu não sabia como explicar.

Eu criei um tumblr, inicialmente para postar meus textos, mas descobri que as pessoas usavam o site para outra coisa: reblogar gifs de séries e postar fanfics. Já comentei a respeito das fanfics de Glee aqui no blog, mas eu as lia entre um livro e outro, quando a depressão ficava forte e eu precisava de um abraço em forma de texto.

Logo defini meus autores favoritos, e ficava à espera dos textos deles e de atualização em fanfics grandes. Foi graças a essas fanfics que eu perdi a minha timidez e fui agradecer aos autores pelas palavras. Conversava com amigos de Austrália a México, e me sentia feliz ali, segura, amada.

O fandom de Glee foi, por muito tempo, um porto seguro. Me aceitou de braços abertos e disse "olha, fica aqui, gostamos da sua doideira e somos um pouco doidos também".



Infelizmente, como todo fandom, tinha seu lado difícil. Eu vi amigas minhas excluírem os tumblrs por ataques de pessoas que gostavam mais de outro casal, por trollagem de anônimos, por ameaças sérias.

No mesmo fandom que me amou tanto no começo, fui criticada por gostar de um personagem e não ligar tanto para outro, por achar que a temporada era ruim, por ler fanfic...

Quando comecei a pensar em parar de participar do fandom de Glee, veio a notícia da morte do Cory. Foi o momento mais difícil para todos nós, mas acabou trazendo uma coisa boa: nos uniu de novo.

Voltei a me sentir inclusa.

Esse fandom maravilhoso, que passou por tanta coisa comigo e me deu tantos amigos, que cria coisas como uma editora de livros LGBTQ e uma HQ independente, que arrecada milhares de dólares para caridades, que se ajuda e distribui amor, fez e faz parte de mim e de quem eu sou.

Em dias como hoje, em que sinto o coração apertar de saudade pelo New Directions, me lembro que fazer parte de algo especial nos torna especiais, e fica tudo bem. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário