sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Décadas: 1990

NOSSA, COMO EU AMO OS ANOS 90! E nem é só porque eu nasci nela não. Tenho uma propensão a amar coisas que foram produzidas nessa época (RENT!!!!).

Boa parte dos meus filmes favoritos é da década de 1990 ("Procura-se Amy", por exemplo), tenho muitas bandas favoritas dessa época também (sou apaixonada pelo rock alternativo da década de 1990) e meu segundo livro favorito, "Wicked", foi lançado em 1996.

Um filme: Reality Bites, Ben Stiller

Tenho muita coisa para falar sobre esse filme. Ele é um dos filmes que mais me moldou na vida. Eu o assisti numa época muito propícia, às vésperas de fazer vinte anos, e me identifiquei muito com o filme.

A maior parte dos filmes com pessoas de 20+ anos (American Pie, tô olhando para você) é absurdamente irreal e você fica se perguntando "tá, mas cadê a representação de pessoas como eu?".

Temos, então, Reality Bites, que retrata EXATAMENTE as dúvidas das pessoas dessa faixa etária. Uma das cenas mais marcantes do filme é a seguinte, só para vocês terem uma noção: 


Ter 20 anos significa ter uma confusão absurda na cabeça e ter os horários todos confusos, ter que aprender a ser adulto, e esse filme mostra essa situação de uma forma muito real, muito honesta, chega a doer.

De acordo com a internet, o filme conta a história de Lelaina Pierce, "uma ajudante de produção no mundo da televisão, que sonha ser diretora de cinema. Enquanto este momento não chega, tenta criar um vídeo de seus amigos, que coloca a descoberto seus sonhos, medos e expectativas. Enquanto isso, terá que escolher entre dois rapazes, um jovem empresário da televisão e seu leal amigo Troy, com quem aprenderá a ver a vida de uma maneira inesperada".

Queria mandar um recado pro Ethan Hawke nesse filme, aliás:


Um livro: As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky.

Apesar de ter feito muito sucesso quando o filme foi ser lançado, em 2013, o livro foi originalmente lançado em 1999.



Esse livro acompanha Charlie através de cartas que ele escreve para um amigo. Chbosky trata de doenças mentais e sobre as principais dúvidas e problemas da adolescência de forma ótima.

Como a maior parte dos livros adolescentes, foi comparado a "O Apanhador No Campo de Centeio", mas é o único que eu concordo com a comparação. Além de ter um protagonista doente, o livro é altamente tendencioso (leva o leitor a acreditar fielmente no que o narrador diz) e te envolve completamente.

Um álbum: Feeling Strangely Fine, Semisonic

Você provavelmente conhece o Semisonic por "Closing Time". A música está nesse álbum, então pelo menos por isso, escute.

Como eu disse, tenho muitos músicos favoritos dos anos 1990, então foi particularmente muito difícil escolher qual álbum colocar aqui. Mas o Feeling Strangely Fine é quase um Raio X.



Elegi esse álbum como trilha sonora dos meus vinte anos. Como falei com um dos meus amigos, ele é absurdo. É uma música boa atrás da outra, PÁPÁPÁ, um tiro atrás do outro, você recebendo tapas na cara e uma vozinha no fundo da sua mente dizendo: "ó, você se sente assim também, seu trouxa".

Ele é bem eclético, tem umas coisas mais rápidas e agressivas, umas músicas tristes, umas meio sensuais...

É de 1998, mas ainda é (MUITO) relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário