quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

George, por Ariel


Quando o Spotify disponibilizou o catálogo completo do George Harrison, Dhani, seu filho, criou uma playlist chamada "George by Dhani", que junta alguns dos maiores sucessos de sua carreira solo, bem como as músicas favoritas do Dhani.

Eu postei na página do blog:

"Dhani Harrison, o filho de George Harrison, é o responsável pelo catálogo do George, e sempre me impressiono com a sensibilidade que ele tem para lidar com tudo relacionado à música do pai.

Tem algumas das melhores músicas do Wonderwall Music, o álbum favorito de Dhani, mas parece uma compilação de tudo que melhor ressalta a qualidade musical de George, e resume muito bem tudo o que ele fez, a sua sonoridade em geral e os temas dos quais ele gostava de escrever.

Para quem não conhece a carreira solo de George, essa é uma ótima maneira. Muito interessante ver como a pessoa que mais foi inspirada por George o ouve.

Sugiro que façam o mesmo."


Dhani é a cara do pai, eu sei.
E eu planejava fazer uma grande postagem aqui, falando sobre as minhas músicas favoritas, sobre a playlist que eu criei com as minhas favoritas do George mas, por algum motivo, acabei não escrevendo nada e ficou por isso mesmo.

Eis que chegamos ao aniversário do meu Beatle favorito - para quem desconhece, o aniversário de George é comemorado em dois dias, 24 e 25 de fevereiro, porque George nasceu às 23:50 do dia 24, e acreditou, durante boa parte de sua vida, que seu aniversário era no dia 25 (a Wikipédia diz, inclusive, que seu aniversário é dia 25) - e eu não poderia deixar de falar sobre ele em algum lugar. E que lugar melhor do que aqui, não é?

Eu tinha vergonha de dizer que o George era o meu Beatle favorito, porque todo mundo parecia gostar do John e do Paul, e quem não gostava de nenhum dos dois dizia que amava o Ringo e se achava muito diferente por isso. Mas George sempre foi o meu Beatle, suas músicas sempre foram as que mais falavam comigo, tanto as solo quanto as da época dos Beatles.

Ele parecia ser amigo de todas as pessoas que eu adorava - Monty Python, Bob Dylan, Tom Petty - e tinha umas histórias maravilhosas, incluindo toda a sua história de vida. Eu me identificava muito com ele pela espiritualidade também; o Hinduísmo nos unia ainda mais.

Minha primeira leitura esse ano foi "A Biografia Espiritual de George Harrison", um livro que, como diz o título, apresenta toda a trajetória de Harrison sob a ótica da sua vida espiritual. Então, além de saber tudo o que aconteceu em sua vida material, o leitor também conhece a parte espiritual. O livro é excelente, lindíssimo, me fez chorar horrores no fim e pode ser lido por todos, não só por quem tem noções do Hinduísmo.

Meu amor por George é tão imenso, tão maior do que essa encarnação (juro, meus amigos, que conheço ele de outras vidas, é a única forma de explicar tanto amor) que minha primeira tatuagem foi em sua homenagem. George está aqui, na minha pele, até o dia que eu deixar de existir. ❤︎

No fim dessa semana, o cd/dvd George Fest vai ser lançado. Trata-se do registro de um festival que aconteceu no ano passado para celebrar a vida e a obra de George Harrison. Além da presença de Dhani, o festival contou com nomes como Brandon Flowers, Norah Jones (que é filha de Ravi Shankar!!!!!!!), e Weird Al Yankovich.


Sinto que posso falar dele a vida inteira e ainda não diria o suficiente a seu respeito. Por isso, prefiro deixar vocês com a minha playlist, e as músicas que eu escolhi.

Para ouvi-la, é só clicar aqui. Se quiser ler minhas justificativas para escolher cada música, continue lendo.




Ela tem 54 minutos de duração, e eu escolhi 14 músicas, assim como o Dhani, de toda a carreira do George.

1. Give Me Love (Give Me Peace On Earth)

Acreditem ou não, durante toda a minha infância eu achei que essa música era da Marisa Monte, e fiquei um pouco triste quando descobri que não. É uma das minhas favoritas dele, e é quase um calmante para mim.

2. Brainwashed

Que letra! É uma música bem pesada, bem forte, bem reflexiva.

3. Got My Mind Set On You

Uma das mais divertidas do George, que eu também não sabia de quem era. Você provavelmente conhece e não sabe.

4. Not Guilty

Acho essa música meio Eric Clapton, mas de um jeito bom. Adoro o que ele faz com a voz no refrão, é incrível.

5. Blow Away

Também é do álbum "Brainwashed", tem uma mensagem bem forte e ela sempre me lembra do que é realmente importante.

6. This Guitar (Can't Keep From Crying)

Eu tenho uma teoria que essa música é continuação de "While My Guitar Gently Weeps".

7. The Lord Loves The One (That Loves The Lord)

Como eu disse, ele era muito espiritual, e essa é uma de suas músicas que mais prova isso.

8. I'd Have You Anytime

Uma música que supostamente foi escrita para Bob Dylan, explora a questão da amizade através das encarnações.

9. If Not For You

Essa era, na verdade, de Dylan, e ele regravou de forma belíssima. Essa é uma das melhores letras que eu já ouvi na vida, e era a música que eu estava ouvindo quando fiz minha tatuagem em homenagem a George.

10. Behind That Locked Door

Que consolo é essa música! Para que chorar se as coisas estão melhorando?

11. Guru Vandana

Escolhi essa por motivos puramente religiosos. A expressão "Guru Vandana" é uma de apreciação, de agradecimento de um aluno a seu mestre.

12. If I Needed Someone

Uma da época dos Beatles que não é tão lembrada quanto "Here Comes The Sun" ou "Something", mas não menos importante ou maravilhosa. É uma das minhas composições favoritas dele, e essa versão ao vivo é excelente.

13. Tears Of The World

A música da bad existencial, é quase um reggae.

14. Be Here Now

"Remember now, be here now". Uma música que te lembra que o mais importante não é o passado ou o futuro, mas sim o aqui e o agora. Chega de ficar pensando no que foi ou poderia ser, o agora é mais importante.

Foto da página de George no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário